Pesquisadores em Biocombustíveis

O SENAI-SP está selecionando pesquisadores para atuação como bolsistas em projetos de desenvolvimento de aplicações e tecnologias na área de Biocombustíveis.

As bolsas disponíveis são para profissionais formados, com experiência prática na área, e preferencialmente especializações stricto sensu. As bolsas podem ter duração de até 12 meses e carga horária semanal de 04 a 40 horas, de forma presencial no SENAI “Ettore Zanini”, Sertãozinho-SP e no SENAI “Celso Charuri” Bom Retiro, São Paulo-SP.

Os profissionais selecionados terão o papel de atuar tecnicamente em projetos e participar ativamente no processo de desenvolvimento de novas competências junto aos outros membros da equipe. Dentre as principais temáticas a serem trabalhadas estão pré-tratamentos e tratamentos para melhoria de biomassa aplicada na produção de biocombustíveis (etanol 2G e biogás), utilização de dióxido de carbono (subproduto das produções de etanol e biometano) e o estudo genético e desenvolvimento de microrganismos e de plataformas fúngicas para a produção de coquetéis enzimáticos para produção de biomoléculas via rotas microbiológicas. Bem como, a atuação de bolsistas em projetos de “Aplicação de biomassa para produção de biocombustíveis” e “Desenvolvimento de Microrganismos e coquetéis enzimáticos para a produção de biocombustíveis”.

As atividades são voltadas a projetos de interesse da indústria, com aplicações em áreas como melhoramento da fermentação alcoólica para produção de etanol via biomassas lignocelulósicas, descarbonização, transição energética, economia circular e sustentabilidade. Os projetos serão desenvolvidos no Centro de Desenvolvimento de Competências em Biocombustíveis do SENAI-SP, localizado nas unidades SENAI “Ettore Zanini”, Sertãozinho-SP e “Celso Charuri” Bom Retiro, São Paulo - SP.

O Centro é uma iniciativa do SENAI-SP para a formação de capital intelectual na área de Biocombustíveis, por meio da atuação em projetos de tecnologias emergentes. No local, os bolsistas integrarão equipes com atuação em desafios internos e externos, vindos de demandas de mercado para a moldagem de conhecimentos técnicos na área em questão.

COMO PARTICIPAR

Para se candidatarem, os interessados devem ter diploma de graduação preferencialmente em áreas como áreas de formação em Química, Engenharia Química, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Ciências Biológicas e áreas correlatas. É diferencial para enquadramento no programa formação stricto sensu e experiência comprovada em desenvolvimento de projetos na indústria, a depender do perfil dos candidatos o valor de bolsa pode variar de R$ 4.700,00 até a faixa de R$ 19.400,00.

Há flexibilidade para concessão das bolsas que podem ter duração e carga horária semanal variáveis e, ao final do programa, haverá a possibilidade de parte dos experts se juntarem ao time dos Institutos SENAI de Tecnologia e Inovação, ou, ainda, serem docentes da instituição.

Saiba mais

As inscrições para o 20º Congresso Brasileiro de Bioinformática estão abertas, não deixe de visitar nosso site oficial para ficar por dentro de todas as novidades deste ano.

https://x-meeting.com/events/2024

O X-meeting será em Salvador, capital da Bahia no hotel Deville Prime. Não deixe de conferir tudo sobre o evento e programe-se para ficar um dia a mais nesta que é uma das cidades mais turísticas do nosso pais.