O medicamento para piolho ivermectina pode ser empregado para tratar a Covid-19?

ivermectina é um antiparasitário de amplo espectro, e foi um dos remédios utilizados em pesquisas contra o SARS-CoV-2.

A invermectina é realmente eficaz contra o sars-cov2?

Não!!! Nos últimos meses, cientistas de todo o mundo estão em busca de medicamentos eficazes para tratar pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

A ivermectina é um antiparasitário de amplo espectro, e foi um dos remédios utilizados em pesquisas contra o SARS-CoV-2.

Pesquisadores australianos testaram a Ivermectina in vitro e observaram que existe uma redução de 93% na replicação viral em 24 horas, sendo possível reduzir drasticamente o material genético do vírus após 48 horas.

Apesar da resposta positiva em laboratório, é importantíssimo ressaltar que o uso do remédio permanece NÃO comprovado e depende de ensaios clínicos para sua liberação.

“Muitas vezes, estudos que são promissores in vitro não se mostram eficazes nas fases seguintes. Até um produto chegar às farmácias, é preciso passar por testes pré-clínico, animal, e fases humanas 1, 2 e 3” Dr. Elie Fiss, pneumologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo

Referências:

CALY et. al. The FDA-approved drug ivermectin inhibits the replication of SARS-CoV-2 in vitro, Antiviral Research. 2020. doi: 10.1016/j.antiviral.2020.104787

CASTRO, L.P.; ROSÁRIO, M. Coronavírus: em estudo, remédio para piolho foi eficaz contra Covid-19: Em 48 horas, o medicamento praticamente eliminou o material genético do vírus. Veja Abril, 2020. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/remedio-parasitas-piolho-novo-coronavirus/> Acesso em 02 de maio de 2020.

 

Veja esta postagem no instagram: https://www.instagram.com/p/B_2VtLBpwes/

Photo by Tommy van Kessel 🤙 on Unsplash