O uso de máscara contra o novo coronavírus é mesmo eficiente?

Sim!!! O debate sobre a eficiência do uso de máscaras continua. Um novo estudo, realizado na Universidade de Hong Kong, reforça a importância do uso de máscaras para a redução da transmissão do vírus. O estudo sugere que a taxa de transmissão do coronavírus por gotículas respiratórias ou por partículas transportadas pelo ar teve uma redução em até 75% quando máscaras foram utilizadas.

 

O trabalho utilizou duas gaiolas: uma com hamsters infectados com Covid-19 e outra com animais saudáveis, e abordou três diferentes cenários: barreiras com máscaras apenas para indivíduos infectados, máscaras para os indivíduos saudáveis e outra sem barreiras de proteção. Todos os cenários tinham ventiladores entre as gaiolas, permitindo a transmissão de partículas.

 

Nos experimentos que não tinham barreiras, 66,7% dos animais foram infectados. No entanto, quando as máscaras foram colocadas nas gaiolas infectadas, a taxa de infecção caiu para 16.7%.

 

“Em nosso experimento com hamsters, mostra-se muito claramente que, se hamsters ou humanos infectados, especialmente assintomáticos, ou sintomáticos usam máscaras, elas realmente protegem  outras  pessoas." Dr. Yuen Kwok-Yung, microbiologista da Universidade de Hong Kong. 

Referências: 

TURAK, N. Wearing a mask can significantly reduce coronavirus transmission, study on hamsters claims. Acesso em 3 de junho de 2020.

University of Hong Kong. HKU hamster research shows masks effective in preventing Covid-19 transmission. Acesso em 3 de junho de 2020.

Photo by Macau Photo Agency on Unsplash